terça-feira, abril 19, 2005

Resistentes da cultura e da arte

Hoje me vi de volta ao passado. A um passado presente, cheio de alegria e beleza, como há anos não presencio mais. Foi um saltitar de pernas, foram trocas de olhares e abraços apertados cheios de saudade.
Os comentários que mais se ouviam era: os resistentes, dinossauros da arte e diletantes da cultura nessa cidade agora sem brilho, nem néctar e nem ousadia.
O livro foi lançado, Ciranda dos Tempos, daquela loira de olhos verdes e uma insanidade lúcida, cheia de energia e conta a história de uma cidade que teve seus homens artistas voando alto, soltando verbos, catando letras, solfejando sonhos, aplaudindo as vontades, filmando desejos, compondo paixões, transgredindo conflitos e almejando espaços. Espaços de desejos.
Hoje voltei naquele tempo. Tempo em que eu me vi na foto ilustrada no livro, e pensei: fiz parte dessa história também! Eu estava lá meio sem saber o que fazer, dançando com eles e os olhava com admiração e receio.
Admiração pela força, pela ideologia de vida, vontade de mudar o mundo começando por nossa cidade banhada desse banhado de gente que torna nossa cidade viva, ainda que meio amortecida pelas mãos dos que não sabem do que a arte é capaz. E os olhava com receio porque sabia de alguma forma que o tempo esmorece os corações e nossas vontades de mudança.
Hoje tive a certeza de que a cultura e arte, fazem das pessoas seres mais plenos, eternos inconformados, amantes da indignação e penso nas palavras da autora que me fazem sentir mais forte, quando diz: "a cultura foi feita para transcender o insuportável" e eu só posso então dizer que a mulher loira de olhos verdes e uma insanidade lúcida está totalmente certa!

Nome do livro: Ciranda dos Tempos – Espaços do desejos
Autora: Beth Brait Alvim
Editora: Escrituras
2005 / LIF – Patrocínio Kodak do Brasil

Ou aqui: |

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A arte nos liberta... nos faz voar... Adorei seu blog. Obrigada pelo comentário no Kit. Beijos!

6:53 PM  
Blogger Beth Brait Alvim said...

Você até hoje me comove

beijos

1:37 PM  

Postar um comentário

<< Home