Um grande prazer de minha vida: Cozinhar!!!
Eu ficava fascinada com aquelas mãos todas trabalhando. Menina com meus cinco ou seis anos, me lembro muito bem do quanto me encantava com todo aquele processo, de como as matérias iam mudando de formas, de grãos de milho duros ao delicioso creme amarelo temperado. As mulheres enquanto faziam a sua parte, cantavam e contavam histórias. Esse ritual começava cedinho e ia até o entardecer, depois quando tudo estava preparado, colocavam na mesa e todos nós nos fartávamos.
Essa foi minha primeira recordação do ato de cozinhar. Cresci assistindo minha mãe cozinhando o trivial do dia a dia com muito prazer e meu pai indo pra cozinha nos feriados pra preparar um prato inusitado, mais cheio de sabor e cor. Cozinhar para os dois sempre foi muito prazeroso, por isso acho que tenho essa relação com a gastronomia, gosto de estudar o processo dos alimentos em transformação, das ervas e especiarias que conduzem ao mundo dos odores e sabores. Cozinha pra mim, sempre foi lugar sagrado, poucas coisas no mundo me dão prazer igual quanto preparar um almoço ou jantar para meus amigos e amores. Ritualizo tudo, tiro o dia só pra poder cozinhar, escolho cada ingrediente, corto e pico, refogo e cozinho com tanto prazer!
Gosto de cozinhar enquanto degusto um bom vinho nas noites frias, ou uma cerveja gelada nas noites quentes e me satisfaço quando sirvo o prato preparado com tanto tesão e as pessoas lambem o prato de satisfação. Isso pra mim, como bem sabem os meus amigos, não é nenhuma falta de educação.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home