quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Porque as mulheres se identificam tanto com Amélie*?

Depois de um dia corrido, um amigo me faz essa pergunta: "Porque vocês mulheres, se identificam tanto com Amélie?"
Na hora não soube responder, até porque não me identifico com ela, mas admiro a personagem. Amélie cresceu dentro de uma familia certinha, correta, dentro dos padrões, uma familia pragmática e metódica. Seus pais, por medo, cuidado e zelo excessivo, proibiam a criança Amélie de fazer brincadeiras banais que todas as outras crianças poderiam fazer. A menina então, pra se cristalizar e não se deixar levar pela revolta, resolveu criar um mundo particular, de fantasias. Como faria qualquer outra criança diante da mesma situação...
Mas a menina cresceu, e diante das novas possiblidades da vida, ela resolveu levar suas fantasias para o mundo real. É isso que me encanta em Amélie.
Ela não é passiva, não espera acontecer, ela faz a sua hora, o tempo todo!
Amélie se apaixona e resolve conquistar seu amor de um jeito inusitado, misterioso... Se mostrando ao homem que amava, sem se mostrar.
Amélie instiga o pai metódico e organizado para uma vida de aventuras... ( Se esse anão pode. Porque eu não posso?)
Amélie se revolta com o dono da quitanda e resolve deixá-lo louco.
Amélie não deixa que o destino a domine. Ela é quem domina seu próprio destino!
Amélie não se deixa levar é ela quem leva...
Amélie encanta por seu modo de se encatar com a vida...
É por isso que todas as vezes que me vejo passiva diante da vida, esperando que algo emocionante aconteça, sentada em minha cama e descontente é que penso em Amélie.
Aí então, eu resolvo que sou dona da minha história. Eu mando em minha vida...E tenho todas as forças pra fazer dela, o que Eu quero que a minha vida seja!


Amélie é personagem vivida pela atriz Audrey Tattou do filme "O Fabuloso Destino Amélie Poulain" do diretor Jean-Pierre Jeunet

Ou aqui: |